quarta-feira, 15 de maio de 2013

FOLHA DO NORDESTE ed. 17.05.2013 - Lagoa Vermelha dos 100 aos 132 anos


LEODÁRIO SCHUSTER

                                                                                  Leodario.schuster@terra.com.br
Lagoa Vermelha dos 100 aos 132 anos

            Ainda são bastante lúcidas em nossas lembranças as comemorações do centenário de Lagoa Vermelha. Tivemos um belíssimo desfile de carros alegóricos, onde nossas filhas desfilaram trajando roupas de época. Passados 32 anos a cidade cresceu, desenvolveu, transformou-se num pólo cultural, universitário, moveleiro, enfim tudo mudou de forma tão acentuada que, não fosse as inconfundíveis avenidas difícil seria identificar os locais. O casario baixo e de madeira de pinho foi substituído por vistosos edifícios, as ruas barrentas das vilas se transformaram em vias asfaltadas de bairros. Não resta a menor dúvida o crescimento foi enorme, mas muita coisa se perdeu. Algumas construções antigas, algumas praças trocaram de nome... Foi bom ou foi ruim, depende unicamente do ponto de vista de cada um. Devemos considerar que o progresso sempre faz coisas desaparecerem ou se modificarem. Merece registro de que os 100 anos foram bons, mas os 132 muito mais.

Troféu imprensa

            Como costume a NG Revista promoveu no último dia 11, dentro dos festejos de comemoração do aniversário de emancipação político administrativa do município, o evento denominado Troféu Imprensa, tendo como principal fundamento identificar e premiar os mais diversos setores da economia, das profissões e personalidades que contribuem para o desenvolvimento e engrandecimento de Lagoa Vermelha. No evento os agraciados não escondiam a alegria de estarem presentes recebendo tão importante láurea. Nossas congratulações aos organizadores e o agradecimento por estar a Unopar Universidade, Pólo Portal do Futuro entre elas.

Comitê do Senado dos EUA aprova projeto de lei agrícola de US$500 bilhões

O Comitê de Agricultura do Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei agrícola de 500 bilhões de dólares nesta terça-feira que ampliará os gastos do programa subsidiado de seguro das lavouras em 10 por cento e reduzirá ligeiramente os gastos com auxílio-alimentação para os pobres.
O projeto agora vai ser levado ao Senado, onde uma votação pode ser convocada ainda neste mês. O Comitê de Agricultura da Câmara vai elaborar seu projeto de lei agrícola na quarta-feira. A nova lei agrícola de cinco anos está com meses de atraso, após um impasse no ano eleitoral de 2012.
A expansão do seguro agrícola no projeto de lei do Senado será parte de uma reforma dos subsídios agrícolas. O subsídio de pagamento direto de 5 bilhões dólares por ano --um dos alvos dos reformistas-- vai acabar.
Programas separados de seguro para garantir receita a produtores de algodão e amendoim seria criado, bem como um programa de seguro para compensar os produtores caso a receita de outras culturas caia mais de 10 por cento. Fonte: Agrolink – Todos os Jornais.
Ministro da Agricultura pede aprovação da MP dos Portos
                                    
Ministro afirma que agricultura é setor mais beneficiado com modernização dos portos
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, defendeu nesta terça-feira a aprovação da MP dos Portos (595/12). Após participar de reunião no gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ele afirmou que a agricultura é o setor mais beneficiado com a modernização dos portos.
 “Se tivéssemos portos eficientes com custo barato, teríamos condições de exportar 15 milhões de toneladas de milho só neste ano. Milho este que vai sobrar no mercado”, disse Andrade.
 Para ele, caso a medida não seja aprovada, o Brasil enfrentará um retrocesso. “Temos de fazer todo o esforço para votar a MP. Estamos pedindo aos parlamentares para dar quórum.” Fonte: Agência Câmara

Construir ferrovias é mais importante que rodovias para o país, defende presidente da EPL

Brasília – A construção de ferrovias é mais importante para o país do que a duplicação ou ampliação da malha rodoviária. A avaliação é do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Para ele, o país está invertendo a sua logística, pois faz o transporte de longa distância por meio das rodovias e utiliza as ferrovias apenas para curtas distâncias.
“E qualquer análise que se faça diz exatamente o contrário: a ferrovia é mais competitiva na longa distância e a rodovia é mais competitiva na curta distância. Nós temos um custo logístico muito alto em função dessa inversão, estamos transportando da forma errada, e a rodovia é estruturalmente mais cara do que as outras modalidades na longa distância” avalia.
Segundo Figueiredo, um único trem é capaz de substituir até 300 caminhões no transporte de cargas. Para ele, é preciso providenciar urgentemente a substituição do transporte rodoviário pelo ferroviário, porque isso vai impactar positivamente nos portos, no descongestionamento das rodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução do custo logístico. “Temos que construir urgentemente uma malha interior que permita tirar a pressão que tem no [sistema] rodoviário hoje e transferir a carga com menores custos para o ferroviário”.
O Programa de Investimentos em Logística, lançado em agosto do ano passado pelo governo federal, prevê a duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, com concessão à iniciativa privada. Fonte: Agência Brasil

Para Reflexão

"Embora seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada."                                                                   Cícero