LEODÁRIO SCHUSTER
Lagoa Vermelha dos 100 aos 132 anos
Ainda são bastante lúcidas em nossas
lembranças as comemorações do centenário de Lagoa Vermelha. Tivemos um
belíssimo desfile de carros alegóricos, onde nossas filhas desfilaram trajando
roupas de época. Passados 32 anos a cidade cresceu, desenvolveu, transformou-se
num pólo cultural, universitário, moveleiro, enfim tudo mudou de forma tão
acentuada que, não fosse as inconfundíveis avenidas difícil seria identificar
os locais. O casario baixo e de madeira de pinho foi substituído por vistosos
edifícios, as ruas barrentas das vilas se transformaram em vias asfaltadas de
bairros. Não resta a menor dúvida o crescimento foi enorme, mas muita coisa se
perdeu. Algumas construções antigas, algumas praças trocaram de nome... Foi bom
ou foi ruim, depende unicamente do ponto de vista de cada um. Devemos
considerar que o progresso sempre faz coisas desaparecerem ou se modificarem.
Merece registro de que os 100 anos foram bons, mas os 132 muito mais.
Troféu imprensa
Como costume a NG Revista promoveu no último dia 11,
dentro dos festejos de comemoração do aniversário de emancipação político
administrativa do município, o evento denominado Troféu Imprensa, tendo como
principal fundamento identificar e premiar os mais diversos setores da
economia, das profissões e personalidades que contribuem para o desenvolvimento
e engrandecimento de Lagoa Vermelha. No evento os agraciados não escondiam a
alegria de estarem presentes recebendo tão importante láurea. Nossas
congratulações aos organizadores e o agradecimento por estar a Unopar
Universidade, Pólo Portal do Futuro entre elas.
Comitê do Senado dos EUA aprova projeto
de lei agrícola de US$500 bilhões
O Comitê de Agricultura do Senado dos Estados Unidos
aprovou um projeto de lei agrícola de 500 bilhões de dólares nesta terça-feira
que ampliará os gastos do programa subsidiado de seguro das lavouras em 10 por
cento e reduzirá ligeiramente os gastos com auxílio-alimentação para os pobres.
O projeto agora vai ser levado ao Senado, onde uma
votação pode ser convocada ainda neste mês. O Comitê de Agricultura da Câmara
vai elaborar seu projeto de lei agrícola na quarta-feira. A nova lei agrícola
de cinco anos está com meses de atraso, após um impasse no ano eleitoral de
2012.
A expansão do seguro agrícola no projeto de lei do
Senado será parte de uma reforma dos subsídios agrícolas. O subsídio de
pagamento direto de 5 bilhões dólares por ano --um dos alvos dos reformistas--
vai acabar.
Programas separados de seguro para garantir receita a
produtores de algodão e amendoim seria criado, bem como um programa de seguro
para compensar os produtores caso a receita de outras culturas caia mais de 10
por cento. Fonte: Agrolink – Todos os Jornais.
Ministro da Agricultura pede aprovação
da MP dos Portos
Ministro afirma que agricultura é setor mais
beneficiado com modernização dos portos
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,
Antônio Andrade, defendeu nesta terça-feira a aprovação da MP dos Portos
(595/12). Após participar de reunião no gabinete do presidente da Câmara,
Henrique Eduardo Alves, ele afirmou que a agricultura é o setor mais
beneficiado com a modernização dos portos.
“Se tivéssemos
portos eficientes com custo barato, teríamos condições de exportar 15 milhões
de toneladas de milho só neste ano. Milho este que vai sobrar no mercado”,
disse Andrade.
Para ele, caso
a medida não seja aprovada, o Brasil enfrentará um retrocesso. “Temos de fazer
todo o esforço para votar a MP. Estamos pedindo aos parlamentares para dar
quórum.” Fonte: Agência Câmara
Construir ferrovias é mais importante
que rodovias para o país, defende presidente da EPL
Brasília – A construção de ferrovias é mais
importante para o país do que a duplicação ou ampliação da malha rodoviária. A
avaliação é do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL),
Bernardo Figueiredo. Para ele, o país está invertendo a sua logística, pois faz
o transporte de longa distância por meio das rodovias e utiliza as ferrovias
apenas para curtas distâncias.
“E qualquer análise que se faça diz exatamente o
contrário: a ferrovia é mais competitiva na longa distância e a rodovia é mais
competitiva na curta distância. Nós temos um custo logístico muito alto em
função dessa inversão, estamos transportando da forma errada, e a rodovia é
estruturalmente mais cara do que as outras modalidades na longa distância”
avalia.
Segundo Figueiredo, um único trem é capaz de
substituir até 300 caminhões no transporte de cargas. Para ele, é preciso
providenciar urgentemente a substituição do transporte rodoviário pelo
ferroviário, porque isso vai impactar positivamente nos portos, no
descongestionamento das rodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução
do custo logístico. “Temos que construir urgentemente uma malha interior que
permita tirar a pressão que tem no [sistema] rodoviário hoje e transferir a
carga com menores custos para o ferroviário”.
O Programa de Investimentos em Logística, lançado em
agosto do ano passado pelo governo federal, prevê a duplicação de 7,5 mil
quilômetros de rodovias e a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, com
concessão à iniciativa privada. Fonte: Agência Brasil
Para Reflexão
"Embora
seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida
bem empregada." Cícero