terça-feira, 3 de abril de 2012

FOLHA DO NORDESTE ed 05.04.2012 - devaneios (sic) reflexões de uma manhã de outonoi...

LEODÁRIO SCHUSTER

leodario.schuster@terra.com.br

O desencanto com os políticos brasileiros é tão grande que estamos anestesiados contra a indignação. É inacreditável um país viver numa inconstância de seriedade e ética como o Brasil nos últimos tempos.
A história nos mostra que nunca fomos muito chegados à honra da palavra política, mas como se apresenta hoje “nunca na história desse país” o discurso foi moralista e a atitude tão cafajeste.
O Senado Federal, juntamente com a câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional, que é o poder Legislativo do Brasil. Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, para se candidatar ao cargo de senador é necessário ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 35 anos, estar inscrito em algum partido político, possuir domicilio eleitoral no estado pelo qual está concorrendo ao cargo e ter pleno exercício dos direitos políticos.
Desde a antiga Roma, a pessoa do senador foi símbolo de retidão, hombridade e honestidade (até poderiam, também não ser). Não é o que acontece na atualidade. Senador, pau mandado, magarefe, (homens utopianos incumbidos da caça, função exercida por escravo), de crime organizado. Senador que legisla para o crime e atrás de si acompanham uma turba de deputados para anestesiar a vontade política de um povo.
Como se apresenta a questão já não importa mais se o indivíduo pede desfiliação ou se é expulso do partido. Em qualquer uma das hipóteses continuará sendo Senador da República. O que importa é como arrumar a imagem dos políticos e como voltará à posse do povo os valores morais e financeiros desviados.

Senadora cobra atitude implacável da Casa no caso Demóstenes



A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) cobrou que a Casa tenha uma atitude "implacável" ao julgar o futuro do ex-líder do Democratas, Demóstenes Torres (GO). O parlamentar foi flagrado em grampos telefônicos defendendo interesses do empresário do ramo dos jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Na semana passada, o PSOL pediu a abertura de processo de quebra de decoro contra Demóstenes. "Nós temos que ser implacáveis", disse ela, para quem a Casa não deveria esperar até a próxima semana para apreciar a representação do PSOL. A Casa só deve decidir o futuro de Demóstenes, caso ele não renuncie ao mandato, na semana que vem, quando o Conselho de Ética vai se reunir para eleger um novo presidente. "O Senado deve dar o exemplo para toda a sociedade. Não podemos admitir que o povo brasileiro considere que erros praticados por membros do Legislativo sejam imputados à instituição", disse Ana Amélia. Fonte: Blog Videversus.

Reajuste dos aposentados


Outro tema requentado e de difícil compreensão é o famoso discurso de alguns de nossos representantes, como Paulo Paim e Ana Amélia Lemos, no que se refere a “luta” pelo reajuste dos aposentados de acordo com o salário mínimo. Pelo que se nota é melhor esquecer e dar as costas a qualquer promessa, pois, a solução para tal dilema está mais para o desaparecimento do aposentado do que para qualquer centavo a mais. Vivemos realmente tempos apocalípticos, onde a dignidade humana é apenas uma palavra no dicionário.

Exportação de soja do Brasil tem recorde para março


As exportações de soja do Brasil em março somaram 4,23 milhões de toneladas, registrando um novo recorde de embarques para o período, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nessa segunda-feira (02).
Os embarques de soja do Brasil cresceram 55 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, por conta de uma forte demanda da China e com o mercado sendo beneficiado por uma colheita antecipada este ano.
O volume exportado em março ficou dentro da expectativa, segundo reportagem da Reuters. A consultoria Informa Economics FNP havia previsto uma exportação no mês de pouco mais de 4 milhões de toneladas.
Normalmente, volumes superiores a 4 milhões de toneladas na exportação mensal só são vistos no pico do escoamento da safra, em maio e junho. O Brasil, segundo produtor global de soja, que poderá superar os Estados Unidos na exportação do grão na temporada 2011/12 , está no início do período de embarques mais fortes da oleaginosa.
Em fevereiro, a exportação de soja do Brasil havia somado 1,56 milhão de toneladas. O país ainda tem cerca de 25 por cento da área de soja para colher na temporada 11/12. Fonte: Secretaria de Comércio Exterior (Secex)

Estiagem: Decretada situação de emergência


Na manhã de terça-feira, (03) o Prefeito Ceriolli decretou estado de situação de emergência, em virtude da estiagem que assola o município. Cálculos preliminares apontam uma quebra de aproximadamente 30% nas culturas de verão. Além da estiagem, as geadas da semana passada causaram um agravamento na redução de produtividade, principalmente nas culturas do tarde.

Sexta-Feira Santa


Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos. Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta Feira Santa é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de Março e 25 de Abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira Sexta feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de Março. Na Igreja Católica este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia. Os católicos praticantes fazem jejum e a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz. É uma data para reflexão interior, nada de barulho, agitação, tudo se aquieta para uma profunda meditação de quem somos.

Para reflexão

"O óbvio nem sempre é tão óbvio quanto se pensa." Paulo Freire