quinta-feira, 5 de maio de 2011

FOLHA DO NORDESTE - Ed. 06 de maio de 2011

LEODÁRIO SCHUSTER

leodario.schuster@terra.com.br

O maior desastre que pode acontecer em uma sociedade é as pessoas passarem a entender como normal o anormal. Isso tem acontecido no transcurso dos séculos, até o momento em que as comportas da tolerância se rompam. Então a fúria avassaladora do direito de se indignar toma aspectos não condizentes ao comportamento humano. Estamos vivendo momentos em que a tolerância “social” pela criminalidade, pelo descaminho está começando a mexer com o ânimo de muitos cidadãos com o objetivo de cobrar dos governantes medidas mais eficazes com referência a segurança. A exemplo de muitas cidades da região metropolitana, pequenas cidades como Sananduva, estão fazendo estudos e apresentando projetos com a finalidade de ter suas principais vias monitoradas por câmaras de vigilância. Dados estatísticos mostram que locais monitorados por câmaras de vigilância são menos visados por malfeitores. Leis mais rigorosas, capazes de frear a escalada da violência dificilmente não serão criadas, e a cada dia que passa o judiciário se torna cada vez mais brando em nome dos cárceres lotados. O impressionante disso tudo é que nós ficamos presos entre as grades que cercam nossas residências e não demonstramos a preocupação de garantirmos a segurança necessária para o nosso trabalho e o sossego para o descanso. Não raras vezes a vítima é cumprimentada na rua pelo assaltante, experiência própria e de muitos amigos. Senhor Prefeito, como autoridade máxima do município, não está na hora de tomar uma atitude com referência a exigir um reforço no contingente policial e seguir o caminho de nossos vizinhos?

Sociedade de Economia Mista
É a entidade dotada de personalidade jurídica de “Direito Privado”, criada por lei para a exploração de atividades econômicas. Recebe o nome de economia mista porque o capital é formado com recursos público e privado. Nela existe a colaboração do poder público e de particulares, devendo o poder público ser sócio majoritário, isso é, ter mais de cinqüenta por cento do capital. Foi criada a Codesa, com a finalidade de desenvolver muitas atividades que a prefeitura por si só não tem estrutura para fazê-lo. Nos últimos anos muitos movimentos foram desenvolvidos no município com a finalidade de alavancar a economia. Plano de Desenvolvimento Econômico, Comitê gestor de agronegócios e aí por diante, muitos foram aqueles que passaram anos engajados em tais estudos e, o interessante é que quando formada a empresa foram esquecidos, muitos deles buscam uma resposta: porque não?

Código Florestal Brasileiro
É de causar surpresa a insistência de ambientalistas em certos tópicos do novo código florestal brasileiro, particularmente sempre fui um preservador e plantador de árvores, portanto não me oponho que o ecossistema seja tratado de forma diferenciada, porém nada fora do bom senso e da racionalidade. Muita coisa exigida e que acabará sendo aprovada exatamente igual às outras leis extremadas, que nós brasileiros costumamos criar. Duvido que alguém seja mais danoso ao meio ambiente do que os moradores dos centros urbanos. É uma hipocrisia daqueles ambientalistas que acatam sugestões vindas de países mais devastadores e não reconhecem que praticamente todos os dejetos urbanos são lançados in natura nos rios? De que adianta mata ciliar se o rio é um corredor de esgoto?

Demanda chinesa por soja deve continuar forte em 2011
A demanda chinesa por soja deve continuar forte em 2011, beneficiando mercados produtores - como o brasileiro - em especial Mato Grosso, maior parceiro da China e responsável pelo suprimento de um terço das necessidades de consumo da oleaginosa daquele país. As importações chinesas de soja deverão totalizar 58 milhões de toneladas na temporada 11/12, com aumento de 5,5% sobre o total adquirido no ano anterior, de 55 milhões de toneladas. A projeção é Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Fone: Agrolink

Curiosidade - Concurso premia pé de soja com 17,7 mil vagens
O vencedor do 14º Concurso do Pé de Soja Solteiro de Laguna Carapã, foi o agricultor Nelson Roque Kappes, de Santa Carmem, na região de Sinop, em Mato Grosso que inscreveu uma planta com 17.799 vagens. Com isso, foi bi-campeão da prova e bateu o recorde brasileiro com um pé de soja com o maior número de vagens com grãos. Ele levou uma motocicleta de prêmio. O resultado da prova foi anunciado na noite do dia 1º, depois que 40 acadêmicos do curso de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola, da Unigran, passaram o dia contando as vagens de cada pé de soja dos 385 produtores inscritos. O segundo lugar ficou com Celíria Kappes, esposa do campeão, com 15.951 vagens. A terceira colocação foi de Isolde Maria Bohn, de Laguna Carapã, que inscreveu um pé de soja com 8.674 vagens com grãos. No quarto lugar, Halmir Batista, com um pé de soja com 7.927 vagens; em quinto, Rogério Henrique Bohn, com 7.815 vagens. Fonte: Correio do Estado.

Lagoa Vermelha 130 anos
Realmente devemos comemorar, o município cresce em todos os aspectos, cresce tanto que devemos continuar pensando em incorporar o patrimônio da casa da cultura ao do município, uma vez que o espaço físico da Prefeitura já deixa a desejar e projetar uma nova edificação mais apropriada ao momento contemporâneo.

Para reflexão
Pergunto-me: vale a pena continuar esperando uma atitude dos responsáveis com referência a demarcação de locais para desembarque e embarque de portadores de tratamentos especiais? Leitores respondam, por favor!
“Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos.” Milton Santos