segunda-feira, 18 de abril de 2011

FOLHA DO NORDESTE ED 19.04.2011

LEODÁRIO SCHUSTER


Leodario.schuster@terra.com.br


Qualquer consulta sobre o desarmamento é uma afronta ao cidadão brasileiro, um desprestígio a decisão dos eleitores sobre o desarmamento. Será que o senhor Sarney, valoroso senador da república e nobre autor de “Marimbondos de Fogo”, pensa que todos são como ele, um sem norte, que viaja ao sabor do poder! Os brasileiros já deram seu veredicto com referência ao desarmamento e, se hoje fosse efetuada nova consulta, com a possibilidade de a população se armar, certamente ganharia com larga vantagem. É muito feio para um Senador da República e demais políticos oportunistas querer surfar na onda de uma desgraça provocada por uma mente doentia. Quem não percebe nos vídeos mostrados pela mídia que o desgraçado Wellington levaria a cabo seu intento “com arma de fogo, sem arma de fogo e apesar das armas de fogo”. Não fosse por detalhes o atropelador de ciclistas em Porto Alegre poderia ter ocasionado uma tragédia semelhante ou maior que a chacina de Realengo. Então faríamos um plebiscito proibindo os carros? Ah! Suprema bobagem. Ainda bem que a OAB já rechaçou qualquer consulta sobre o assunto, qualquer intento será despejar dinheiro fora, que é o que mais anima determinadas pessoas, desde que seu nome esteja em evidência. Todos sabem o quão difícil é, senão beirando o impossível comprar uma arma legalmente no país. Aquelas usadas na chacina não foram adquiridas em lojas de forma legal. Então o que discutir? Não existiriam as mortes não fosse o inconformismo, as perturbações mentais e o fundamentalismo. É com isso que sociedade e governo devem preocupar-se.


Câmara aprova incentivos fiscais à indústria automobilística


Medida Provisória beneficia regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Crédito do IPI é um dos incentivos que serão apreciados pelo Senado. O Plenário da Câmara aprovou simbolicamente, nesta quarta-feira (13), a Medida Provisória (MP) 512/10, que concede mais incentivos fiscais à indústria automobilística instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se vinculados a projetos com novos investimentos e pesquisa de novos produtos ou modelos de veículos. A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), deve ser analisada ainda pelo Senado. As informações são da Agência Câmara. De acordo com a MP, os incentivos serão concedidos por meio de crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), calculado mensalmente sobre as vendas no mercado interno. Como condição para usufruir do incentivo, as fabricantes devem investir, no mínimo, 10% do crédito em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região, inclusive na área de engenharia automobilística. A medida provisória foi encaminhada ao Congresso em 25 de novembro de 2010 pelo presidente Luiz Inácio. Com a visita da Presidente Dilma à China a Câmara encontrou um tempo para aprová-la, certamente o Senado também será célere. É os chineses estão sendo regiamente paparicados.


Queda do dólar paralisa mercado brasileiro de soja


Na última semana o mercado de grãos, em especial de soja esteve praticamente paralisado em virtude da oscilação de preços em Chicago e da acentuada queda do dólar, que afastou os negociadores do mercado. Os produtores brasileiros de soja negociaram 58% da safra 2010/11, segundo levantamento divulgado por SAFRAS & Mercado, com base em dados recolhidos até 8de abril. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 43% e a média para o período é de 45%. Levando-se em conta uma safra estimada em 71, 537 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 41, 290 milhões de toneladas. Em quatro de fevereiro, o comprometimento era de 43%. O fortalecimento do real provocado principalmente pelas altas taxas de juros praticadas no país começa a preocupar inúmeros setores produtivos. Mas está ótimo para as viagens ao exterior. Plano para aumentar a oferta de engenheiros Profissão que muito perdeu com estagnação que o país passou agora deverá ter incentivo. A confederação Nacional da Indústria – CNI vai lançar o Plano Nacional de Engenharia, visando reduzir a evasão e o preenchimento de vagas nos cursos nas Universidades privadas e públicas do país. A Confederação pretende entregar até o final do mês, um conjunto de propostas objetivando aumentar a oferta desses profissionais no mercado de trabalho. Além da procura pelos cursos ter caído, a evasão chega a superar 50%, a maioria deixa a faculdade ainda nos primeiros anos. O Brasil forma menos engenheiros que a maioria dos países com os quais se compara economicamente e, caso o crescimento nacional supere os 4,5% o sufoco pela falta de profissionais será preocupante a ponto de criar embaraços para atingir inúmeras metas de desenvolvimento. Fonte: Agência Brasil


Alemanha e China travam disputa de bastidor por investimentos no Brasil


Por trás dos cumprimentos amigáveis e visitas oficiais, gigantes da indústria alemã e chinesa tentam se articular para não perder posição no mercado brasileiro. Nesta semana, a atenção do governo brasileiro é toda dedicada aos chineses. A presidente Dilma Rousseff está no país e quer que a China retribua a atenção em dólares – a presidente espera que os parceiros orientais gastem mais com produtos brasileiros industrializados. Essa aproximação deixa os europeus preocupados. Diferentemente dos chineses, a indústria alemã não leva sua própria força de trabalho a um país, executa a obra e vai embora, argumenta a iniciativa privada alemã em seu favor. Também a qualidade dos serviços que vêm da China levanta suspeita para os alemães. "Queremos levar ao Brasil mais capacidade, dividir o nosso know-how", argumenta Peter Hanf, membro da diretoria da Max Bögl, empresa que quer participar da construção do trem de alta velocidade brasileiro. A companhia aguarda com ansiedade a chance de efetivar seu primeiro investimento em terras brasileiras. Os números podem ser uma indicação da solidez das relações Brasil-Alemanha e Brasil-China. Atualmente, 1.200 empresas alemãs atuam no Brasil, enquanto as chinesas somam 40. Por outro lado, há 175 companhias brasileiras em atividade no país asiático – na Alemanha, elas não passam de 20, segundo as respectivas câmaras de indústria e comércio. Fonte: Newsletter Brasil Alemanha.


Monumento à Mãe


Inaugurado em maio de 1962 pelo Rotary Club, na praça central da cidade, está o monumento à mãe, com a seguinte inscrição “Mãe é a mais sublime manifestação de Deus”. Lembramos que o munumento é em homenagem à mãe, independente de cor da pele. Em muitas oportunidades ele foi referido como monumento à mãe preta, engano, o monumento é preto porque a peça é de bonze.


Para reflexão


Será que o departamento de trânsito municipal não poderia se antecipar ao estudo da mobilidade urbana e demarcar espaço para desembarque e embarque de pessoas portadoras de cuidados especiais defronte ao Edifício Giovana? Uma sugestão para presente de páscoa às pessoas necessitadas. Que Jesus renasça em nossos corações! Feliz Páscoa! "Aquele que toma a realidade e faz dela um sonho é um artista. Também será artista aquele que do sonho faz a realidade." Malba Tahan

QUEM VAI BEBER PRIMEIRO