quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ZERO HORA

OPINIÃO DO LEITOR EDIÇÃO 16 DE DEZEMBRO DE 2009
Direito dos professores
Ao ler a matéria “Cpers programa greve e tumultua fim do ano letivo” (ZH de 11 de dezembro), meu coração quase parou. Afinal, quem está fazendo o tumulto? Os professores, que estão lutando para manter um plano de carreira, ou o governo, que teima em tratar aqueles que educam nossos filhos como se eles estivessem fazendo um favor para a sociedade ao perder seus direitos?

A reportagem diz que as famílias dos alunos estão indignadas, apreensivas, mas e as famílias dos professores? Eles podem perder seus direitos desde que os alunos não percam suas preciosas férias? Já tiraram dos professores o direito à greve, descontando dos mesmos os dias parados e depois os obrigando a repor esses dias. Agora, querem desestruturar o plano de carreira. Qual será a próxima atitude? Tornar o magistério um cargo obrigatório e sem remuneração?

Aline Andrades Zen da Silva

Engenheira – Caarapó (MS)

FOLHA DO NORDESTE

LEODÁRIO SCHUSTER leodario.schuster@terra.com.br
UM MUNDO COMPARTILHADO: http://leodarioschuster.blogspot.com.br
Dezembro de 1980 será que o sonho realmente acabou...
Em abril de 1970 o mundo foi abalado por uma notícia espantosa. Paul McCarteney lançava seu primeiro disco solo e dava uma entrevista anunciando que a banda dos Beatles não mais existia. Eles que provocaram uma revolução, marcando gerações no mundo todo, coisa que não se repetiu mais. É natural que outros também fizeram suas histórias, como Roberto Carlos e a jovem guarda, ou Carlos Gardel, Vicente Celestino e tantos outros... a velha guarda. Mas a popularidade dos Beatles superou todos os artistas, todas as bandas do século XX. Muitos são os que afirmam terem sido eles os responsáveis por criar a música pop e sua história. Marcaram uma geração, não só com a música, mas influenciaram no modo de vestir, no corte de cabelo, na forma de comportamento dos jovens. Venderam mais de 1,5 bilhões de álbuns no mundo todo. Naquele tempo não existiam CDs, portanto a pirataria inexistia e as gravadoras tinham influência enorme no lançamento dos artistas. Eles superaram tudo e todos. Mesmo separados continuaram a influenciar o coração dos jovens, nutrindo uma tênue esperança de que um dia voltariam a se reunir. Esperança que foi apagada na noite de 08 de dezembro de 1980, quando “John Winston Lennon” voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, quando foi abordado por um rapaz, que se dizendo ser seu fã atirou com um revólver 38 e comoveu o mundo. O sonho acabou? Não, a humanidade ainda persegue sua mensagem de paz e amor. Qual o motivo dessa reminiscência? O Natal está próximo e a humanidade esperançosa de que a década que está encerrando fique lembrada apenas pelas coisas boas. Que as guerras sejam eliminadas, que os povos se encontrem e a fome seja apenas uma lembrança do passado, que não existam mais comparações de que alguém ou alguns sejam mais conhecidos do que Jesus Cristo, pois Ele, Jesus nasce em nossos corações todos os anos. E sua mensagem de “paz e amor” jamais será esquecida. Não vamos esquecer de convidar o aniversariante para a Ceia de Natal.
Agricultor e consumidor devem virar produtores de água
A opinião é de Henrique Marinho Leite Chaves, professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor da área ambiental, que falou sobre produtores de água durante um seminário sobre o assunto promovido pela ONG MAE. ‘‘A sociedade toda se beneficia. O uso de tecnologias apropriadas possibilitou a redução de 50% da erosão nos últimos 25 anos’’, afirma. Talvez o professor esteja se referindo ao macro uso da tecnologia. Fala-se muito no desmatamento da Amazônia, como se isso fosse o fim da humanidade. Numa rápida retrospectiva, em Lagoa Vermelha e municípios circunvizinhos quantos hectares de banhados foram drenados? Qualquer um que tenha passado pelos bancos escolares ou observado um pouco a natureza tem o conhecimento de que banhados são verdadeiros laboratórios de vida. Quantos morros foram desmatados e rebaixados, quantos capões de mato desapareceram da noite para o dia? Eles são importantes pontos de captação de água para abastecer o subsolo. E quanto às cidades? Lagoa Vermelha é um divisor de águas, alguns córregos e rios são afluentes do Rio das Antas, que abastece a bacia do Guaíba. No entanto a maior parte das águas do município corre para a bacia da Prata, banhando inúmeras cidades. Como as águas pluviais e servidas correm livremente sem nenhum tratamento. Somos os primeiros a mandar os dejetos diretos a Bacia da Prata. Algo a ser resolvido por todos, urgentemente!
Servidores públicos, professores e militares
Inúmeras foram às vezes que nos reportamos a essas classes de profissionais. Os professores nos proporcionam cultura e compartilham conhecimento, os policiais militares a segurança. No contexto de prioridades que esses importantes profissionais exercem para a sobrevivência e progresso da humanidade o Estado não demonstra reconhecimento. Grande parte da população critica suas reivindicações e não parou para pensar: Já que eles incomodam tanto, por quererem ter uma vida digna, não mais ter que fazer bicos, vender produtos de porta em porta, fazer pães e biscoitos, pintar casas, servir de seguranças, que tal extinguir as categorias? Que o governante do dia mande um projeto aos nobres deputados simplesmente extinguindo as categorias de servidores policiais e dos “intransigentes” professores. Então os(as) professores(as) vão engrossar as fileiras dos sem carteira assinada, vendendo toda espécie de bugigangas paraguaias e os policiais, também sem carteira assinada poderão dedicar todo o tempo para fazer bicos. Ao executivo não mais será necessário passar noites e mais noites fazendo projetos mirabolantes para encaminhar à Assembléia, fazer lobby junto à oposição para convencê-los de que para o progresso do Estado tudo tem que ser refeito principalmente prometer, que num Estado deficitário, se houver superávit daremos uma bonificação e que as licenças serão para aperfeiçoamento profissional. Pergunto para que aperfeiçoamento profissional? Normalmente um profissional busca o saber não só pelo prazer de ter mais conhecimento, mas para ver sua dedicação recompensada pelo vil metal. Assim voltaremos aos tempos do Império, quem quiser educar seus filhos, mande-os para a Europa, ou contrate um professor particular, (se ainda existir). Cabe lembrar que o Presidente Luizinho estabeleceu um piso para o magistério que foi contestado judicialmente pelo Governo do Rio Grande do Sul e mais dois estados da federação. Qual será o milagre proposto pela governadora? Um é piso salarial o outro é enganação, no jogo de poker isso se chama passar um “cachorro”.
Reserva legal: decreto altera prazo para averbação
Síntese do informativo do Deputado Luis Carlos Heinze: foi publicado no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (11), o decreto 7029 que prorroga para 11 de junho de 2011, o prazo para averbação da reserva legal. A norma também criou o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado “Programa Mais Ambiente”, e suspendeu a cobrança de algumas multas decorrentes do uso de áreas de preservação permanente ou de reserva legal. Heinze (PP/RS) acredita que a extensão da data para registro das áreas contribuirá para os debates e negociações a fim de ajustar o Código Florestal, mas ressalta que ainda há outros 153 artigos no decreto 6.514 que estão em vigor. “Tira a pressão, mas a palavra de ordem neste momento é mobilização. Precisamos continuar vigilantes e cobrar mudanças nas regras para permitir a continuidade da atividade rural”, destaca o parlamentar.
“Folha do Nordeste” confraternização
No último final de semana aconteceu o tradicional encontro de confraternização dos colunistas e funcionários da Folha do Nordeste. Foi um evento de harmonia, descontração e camaradagem. Agradecemos e nos orgulhamos em participar com pessoas tão vibrantes e altruístas. No evento cumprimentamos e agradecemos ao Cláudio Júnior Damin o convite para nos fazer presentes no momento em que defendeu a tese de mestrado Democracia e Poderes Emergenciais: O Caso da Guerra Contra o Terrorismo nos Estados Unidos. Foi aprovado com louvor sem nenhuma contestação. Parabéns Cláudio você merece!
Para reflexão
"O valor das coisas não está no tempo em que duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Fernando Pessoa