quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FOLHA DO NORDESTE ed. 10.02.2012 - reflexões sobre atualidade - Indignação - lei da palmda - garotas de Lagoa Vermelha...

LEODÁRIO SCHUSTER
leodario.schuster@terra.com.br


Não é justo, para o povo de um país enfrentar tantos problemas de ordem política, jurídica, econômica e administrativa gerados por parte do estado, como o mundo está presenciando, no início desse século.
Em qualquer análise, por mais singela que seja, podemos chegar à conclusão de que sendo o agente político menos maquiavélico para se manter no poder, maior seria a possibilidade de atender as reais necessidades de seu povo. Em todos os países a rotina é semelhante, descamba a crise governamental, sobra para o povo servir de bucha de canhão.
Nós aparentemente estamos bem, desconsiderando, dentre outras coisas, os sete ministros que deixaram o governo, acuados por sérias denúncias de que lá estavam para se servir, cujos valores simplesmente não retornaram aos cofres públicos. As consecutivas crises no judiciário, que estão gerando descrença na população por apresentarem percentuais muito acima do desejável, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. As revoltas das polícias militares estaduais que, de norte a sul, se mobilizam buscando nada mais do que a sobrevivência. Não apoiamos os métodos, apenas citamos os fatos. Os professores, desestimulados e desrespeitados, sim não pagar o justo para quem é a primeira alavanca do saber é um desrespeito. Os fatos estão acontecendo simultaneamente. É tudo muito complicado.
Como é o povo quem escolhe seus governantes a ele deve ser tributado o real motivo de tantas desventuras. É chegada a hora de assumirmos nossas responsabilidades, deixar as paixões de lado e usar a razão. A paixão invariavelmente nos cega e, não sei se vale à pena ficar cego de paixão a não ser por um belo exemplar humano.

Indignação


A Folha do Nordeste em sua última edição, na página do Ademar Fagundes trás algumas indignações por parte de seus leitores. Cheguei a imaginar uma coluna intitulada “Indignação”, para externar o pensamento de nossos conterrâneos sobre as mais diversas matérias. Eu particularmente continuo indignado com o descaso por parte do departamento de trânsito com as insistentes solicitações de marcarem os espaços destinados ao desembarque e embarque de portadores de necessidades especiais defronte as clínicas especializadas. Um exemplo só: Defronte ao Sicredi criaram um espaço para estacionamento rápido aos deficientes, há mais de dois anos está solicitada a demarcação de um espaço, não para estacionamento de carros, mas para os familiares desembarcarem seus doentes para serem atendidos numa clínica especializada a cinco metros de onde marcaram o estacionamento privativo. Notem estacionar um veículo é uma coisa, deixar uma pessoa para tratamento especializado é outra. Um demanda tempo, o outro apenas um ato rápido, o embarque e o desembarque.

Deputado Jair Bolsonaro protocola recurso para tentar atrasar Lei da Palmada


Foi protocolado nessa segunda-feira pelo deputado Jair Bolsonaro, pedido para que a “Lei da Palmada” seja votada pelo plenário da Câmara. Ele conseguiu o apoio de outros 51 deputados contra análise da proposta em caráter conclusivo sob a alegação de que o assunto é extremamente polêmico e deve ser estudado com mais cautela e contar com a efetiva vontade da maior parte da população brasileira. Todos sabem que o projeto, assinado pelo ex-presidente Luizinho sujeita os pais que de qualquer forma praticarem atos de agressão física a seus filhos (Lei da Palmada) penas socioeducativas e até afastamento dos filhos, mediante alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Enquanto isso, o estudo da redução da maioridade penal repousa a uma década em escaninhos do parlamento, uma vez que nossos representantes ainda não tomaram uma posição de trazer a maioridade penal senão para 14 anos, ao menos para 16 anos. Grande parte dos delitos praticado no país se não são praticados, são assumidos por menores, num verdadeiro escárnio a inteligência humana.

Representação Lagoense surpreende


Em menos de dez dias representantes de Lagoa Vermelha fizeram rufar os tambores da vitória. Iniciamos coma Aline Almeida de Souza que foi escolhida como a mais prendada prenda do Rodeio Internacional de Vacaria, numa competição de beleza e conhecimentos da Cultura Riograndense, dentre outros, a seguir Marina Koch, em Cachoeira do Sul, recebeu o troféu de A Mais Bela Comunitária do Estado, Camille Matana Mascarenhas estará representando Lagoa Vermelha na final do concurso da Garota Verão em Capão da Canoa, um dos mais concorridos concursos de beleza do estado. Para concluir, André Luis Godinho conquista o 3º Lugar Violão Solo Juvenil no 29º Rodeio Internacional de Vacaria. Talvez mais lagoenses nesse período tenham sido destaque. A elas e eles nossos parabéns. Lagoa Vermelha também é cultura.

Grupo de Trabalho do programa de irrigação realiza nova reunião


O secretário em exercício da agricultura, Cláudio Fioreze, esteve reunido terça-feira (07) com representantes do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada, que deve ser lançado nas próximas semanas pelo governo do RS. Durante o encontro, que contou com a participação de diversas entidades, como Badesul, Banrisul e BRDE, foram debatidas questões referentes à operacionalização do programa, sobre como será feita sua subvenção e também sobre que instrumentos o Estado usará para tal. “Buscamos reduzir a burocracia para contratação de crédito para o programa de irrigação”, disse Fioreze.
Também foi ponto de pauta a questão de boas práticas ambientais e de manejo das lavouras para aumentar a capacidade de armazenamento de água no solo. “É importante que os produtores se valham de boas práticas de manejo e também da gestão qualificada da água”, destacou Fioreze. Durante a apresentação, foram demonstradas as metas anuais para o programa, bem como o público alvo. Também foram apresentados valores médios dos financiamentos, prazos, juros, carência e valor das parcelas. Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Para reflexão


"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." Charles Chaplin