quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FOLHA DO NORDESTE ed. 02.12.2011- SOCIEDADE PROTETORA FOCINHOS CARENTES

LEODÁRIO SCHUSTER

leodario.schuster@terra.com.br

Com o plenário na Câmara Municipal de Vereadores lotado, na quarta-feira, (30) por unanimidade foi criada a SOCIEDADE PROTETORA FOCINHOS CARENTES, com a finalidade de proteção aos animais e forma jurídica de Organização Não Governamental-ONG. Na oportunidade foram aprovados os Estatutos Sociais e Constituída a primeira diretoria.
Foi um evento bem organizado, com pronunciamento de pessoas com bastante conhecimento e embasado no trabalho já desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, a Associação Protetora Focinhos Carentes, nasce da vontade da população, por isso tem tudo para dar certo e demonstrar que o homem pode ser mais humano com os animais.

USDA estima safra brasileira de soja em 2011/12 em 4,1% menor que 2010/11

De acordo com o levantamento divulgado pelo USDA, estima-se que a produção brasileira de soja será de 72,2 milhões de toneladas na safra 11/12, sendo 4,1% menor que o volume produzido na safra 10/11. Mesmo com essa diminuição, o total importado permanecerá o mesmo. Já o consumo brasileiro do grão passará dos 40,45 para 40,65 milhões de toneladas para a próxima safra.
Entretanto, as estimativas para o volume exportado deverá diminuir 2,8% com relação à safra passada, quando 33,8 milhões de toneladas foram exportadas. Assim, os estoques finais apontam para 2,69 milhões de toneladas, ou seja, 30,3% menores que os 3,86 milhões de toneladas da safra 2010/11
De acordo com o relatório da Secex, o volume exportado pelo Estado de Mato Grosso nos primeiros 10 meses do ano foi de 8,2 milhões de toneladas, sendo 20,6% menor que o volume exportado no mesmo período de 2009, classificado como o segundo menor dentre os últimos quatro anos, sobressaindo apenas ao volume exportado em 2008, que foi de 8,04 milhões de toneladas. Os fatores desse cenário podem ser a colheita tardia e a diminuição de compra em 14,5% por parte da China, principal cliente do grão em Mato Grosso. Nos dois últimos meses do ano está se exportando cada vez menos, desde 2008, e, seguindo essa tendência, e também avaliando o estoque de soja da safra 10/11 que possui 98,8% comprometidos, neste ano poderemos ver o menor volume exportado da séria analisada. As informações são do Boletim Semanal de Soja do Imea. Fonte: Agrolink

Desmatamento na Amazônia atingiu 385 km² em outubro

A Amazônia perdeu 385,5 quilômetros quadrados (km²) de florestas em outubro, de acordo com dados divulgados terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os números são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).
A área é 52% maior que a registrada em setembro, quando os satélites identificaram 253,8 km² de novos desmatamentos. Na comparação com outubro de 2010, quando o INPE apontou 388 km² de derrubadas, não há diferenças significativas.
Rondônia foi o estado que mais desmatou em outubro, com 128,5 km² de floresta a menos, seguido pelo Pará, com 119 km² de derrubadas. Mato Grosso aparece em seguida, com 98 km² de novas áreas derrubadas, e o Amazonas, com 18 km². Em Roraima, o INPE identificou 8 km² de derrubadas em outubro, no Maranhão, 6,53 km², no Acre, 4,32 km². Tocantins e Amapá registraram 0,8 km² e 0,65 km² de novos desmatamentos, respectivamente.
De acordo com o INPE, 17% da região estava encoberta por nuvens em outubro, que impediram a visualização de algumas áreas.
O Deter, que revela dados mensais, monitora áreas maiores de 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema registra a degradação progressiva da floresta.
A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores. Em 2010, a taxa anual foi 7 mil km². A nova estimativa de desmatamento anual, com dados para o período entre agosto de 2010 e julho de 2011, deve ser divulgada nas próximas semanas. Fonte: Luana Lourenço - Agência Brasil
Interessante comparar, só Rondônia desmatou em um mês, área maior que o município de Lagoa Vermelha.

Comissão de Ética Pública recomenda que Dilma demita Lupi

Com a justificativa de que as explicações dadas pelo ministro não foram satisfatórias, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou, por unanimidade, a presidente Dilma Rousseff a exonerar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, alvo de denúncias de irregularidades na Pasta. Segundo o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, a recomendação se dá por "explicações não satisfatórias" dadas por Lupi. Pertence também disse que Lupi deu respostas "inconvenientes" à própria Comissão, ao Congresso e à imprensa. O Estado de S.Paulo
Qual o final do dramalhão mexicano do qual é protagonista o Ministro do Trabalho? Iniciou com declarações de que só sairá do ministério abatido a bala, andou com declarações de amor à presidente da República e com uma repentina recuperação de memória. Que herança deixou o presidente Luizinho para a sucessora! Nunca na história desse país tantos ministros caíram por corrupção. Se ditas por Luizinho seriam sábias palavras.

Para reflexão

Na expectativa de que os legisladores lagoenses sejam sensíveis à melhoria da trafegabilidade de veículos, estacionamento e embarque e desembarque para pessoas dependentes de cuidados especiais nas clínicas de fisioterapia, aguardamos notícias do projeto encaminhado pelo vereador João Pimentel.

"De querer ser a crer que já se é, vai uma distância do trágico ao cômico." José Ortega y Gasset