quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FOLHA DO NORDESTE

LEODÁRIO SCHUSTER

leodario.schuster@terra.com.br


A convite do Rotary Club o comandante da Brigada Militar, Capitão Rodrigo Schuwaab da Silva, responsável pelo policiamento dos municípios de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Caseiros e Ibiraiaras realizou importante palestra. O assunto abordado, como não poderia deixar de ser foi à segurança pública em Lagoa Vermelha. Com muita propriedade explanou sobre a atuação da Brigada Militar no momento atual. Hoje as cidades de menor porte estão sendo o alvo preferido dos meliantes, essa é a preocupação dos integrantes do Rotary, até porque a própria população está menos precavida contra a violência urbana. O Capitão Rodrigo expôs sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; quando os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R. E (Drug Abuse Resistance Education). No entanto é muito difícil de ser posto em prática, uma vez que depende de policiais voluntários para sua realização e, tendo em vista o efetivo militar sob seu comando estar ajustado às atividades de rotina não dispõe de voluntários, o que não deixa de ser uma lástima, tendo em vista que o programa também se propõe a aproximar o policial de sua comunidade. Após sua palestra o Capitão Rodrigo passou a responder perguntas dos presentes, inúmeros foram os temas discutidos e ficou muito claro que a Brigada Militar está fazendo o melhor possível para dar segurança ao povo Gaúcho, uma vez que não só abordou problemas locais como regionais.
Enquanto nós vivemos a euforias da Expointer os Argentinos amarguram sua política agrária
O mercado de carnes e grãos esteve paralisado na Argentina até o inicio da semana e promete se estender por mais quatro dias. A greve comercial contra as taxas de exportação, os programas emergenciais e outras questões reviveram um conflito amargo entre os fazendeiros e o governo que paralisou os mercados locais durante meses no ano passado no país que é um dos maiores fornecedores mundiais de carne, soja e milho. Os produtores afirmaram que o conflito prolongado afetou profundamente a indústria agrícola do país. "As fábricas de máquinas agrícolas estão fechadas, os caminhoneiros esperam para ver se arrumam um trabalho e os trabalhadores rurais estão sem ocupação", noticiou uma estação de rádio local.
Também no Brasil alguns setores que retomaram suas atividades começam a mostrar certa insegurança. A Expointer, assim como a Expodireto sempre foram balizadores da prosperidade do campo. Até agora os números apresentados, como venda de Máquinas e implementos tem se mostrado animadores, embora muitos dos contratos não venham a se concretizar em virtude da dificuldade que o produtor rural está enfrentando em ter acesso ao crédito rural. Mas nada que a criatividade brasileira e a proximidade do ano eleitoral não possam contornar.
O milho continua sendo a assombração dos agricultores
Os preços de milho da safra 2008/9 continuam estagnados o que poderá provocar uma redução acentuada na próxima cultura. Os altos custos da cultura anterior, os baixos índices de produtividade devido à estiagem, os preços baixos e a falta de demanda devido à estagnação de carne de frango são os motivos que levam o agricultor a apostar na cultura de soja, embora essa seja muito perigosa para o próximo ano. A China, que é o maior consumidor da oleaginosa está muito bem abastecida e continua sendo o maior comprador no momento. Existem dúvidas sobre a permanência dos preços nos níveis atuais. O que está sustentando as posições futuras é a incerteza quanto à próxima safra americana.
Reserva legal
Na expointer acontecerá dia 4 de setembro, promovida pela comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, encontro com o objetivo de debater sobre a questão ambiental, reserva legal e a proposta para modificar o código florestal. Certamente será concorrida, pois, é um tema importantíssimo para a economia do país e em especial do Estado do Rio Grande do Sul.
Para reflexão
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontra todos os segredos, inclusive o da felicidade." Charles Chaplin