quinta-feira, 9 de abril de 2009

FOLHA DO NORDESTE

LEODÁRIO SCHUSTER

leodario.schuster@terra.com.br


Presidente Luizinho, “alguns” brasileiros estão extremamente magoados com suas últimas declarações quando se referiu aos causadores da atual criise mundial que ora enfrentamos: “a crise foi provocada por homens de olhos azuis que antes sabiam tudo e agora não sabem nada”.
2009 - Um Ano Mágico!
20 Anos da queda do muro de Berlim 40 Anos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil.50 Anos do Museu Hist. Visc. de São Leopoldo, RS. 50 Anos do Lançamento do Fusca no Brasil. 60 Anos da República Federal da Alemanha. 75 Anos da Kolonistenfest em Pelotas, RS.120 Anos da Proclamação da República do Brasil .150 Anos da Imigração Pomerana no ES. 180 Anos da Imigração Alemã em SC, PR e SP. 185 Anos da Imigração Alemã no Brasil (RJ e RS). De 1870 a 1920, o Brasil recebeu cerca de 1,5 milhões de imigrantes italianos. Só para o Estado de São Paulo vieram 965 mil, ou seja, quase 70% do total. De acordo com dados da biblioteca do Memorial do Imigrante, de 1880 a 1889 o Estado de São Paulo recebeu 144.654 italianos. Só em 1888 vieram para o Estado 91.826 imigrantes, destes, 80.749 italianos. Em 1889 já se falava em excesso de imigrantes no País. Em 1890, a cidade de São Paulo registrou a chegada de aproximadamente 64 mil imigrantes da Itália. Durante a Segunda guerra (1939 a 1945) o governo italiano suspendeu a imigração subsidiada. No início do século, circulavam em São Paulo quatro jornais em italiano. Acredita-se que houve um tempo em que o idioma mais falado em São Paulo era o italiano. Estima-se que ainda hoje São Paulo possua a terceira maior colônia italiana, depois de Nova York e Buenos Aires. Dados de 2000 da Embaixada da Itália apontam a presença de 25 milhões italianos e descendentes no Brasil. O Estado de São Paulo abriga hoje 6 milhões italianos e descendentes, segundo estimativa do Consulado Italiano. Isso sem contar os Suíços, Poloneses, Austríacos, Japoneses, Coreanos, Indianos, Chineses... O Brasil é um país em que as raças são heterogêneas e, graças a essa mistura racial somos um povo capaz de suportar oito constituições e inúmeras emendas constitucionais, casuísticas e oportunistas, como a que se avizinha. Bravatas e mais bravatas, agora Obama diz: « Ele é o cara... » Sim ele é o cara que disse ser chique emprestar dinheiro ao FMI e pediu para esquecer seus pronunciamentos de quando era sindicalista. Verdade, wahr; vero; prawdziwy; vrai; e assim por diante: é verdade em todos os idiomas, os olhos azuis são grandes problemas. Será que iremos conviver mesmo com um apartheid tupiniquim oficial ? Mas emprestar dinheiro ao FMI é chique, embora eles possam ter olhos azuis.
Bem, os católicos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, por isso escremos no início da semana e nada melhor para levantar o astral do que a mensagem do Psicólogo Arthur Nogueira:
Terapia do elogio
Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades,só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.
Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos,subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.( Fonte : Leonel Nascimento. )
Ah ! O psicólogo esqueceu dos mestres, dos professores,sem os quais ele não exerceria tal profissão.
Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Pense nisso!
Mercado agrícola
Não poderíamos deixar de escrever alguma coisa sobre as commodities agrícolas. Soja, após esboçar uma continuidade de ganhos, falhou em romper a barreira de US$ 10.00 por bushel, principalmente pelo recuo do petróleo em 3,61%. O milho continua sofrível com US$ 405.50 por bushel, o que em nada estimula exportações. Portanto os preços continuarão mornos a nível de produtor. Quanto ao trigo, produtores juram que não vão plantar, mas a procura por sementes é bastante acentuada. (notícias de segunda-feira).
Para reflexão
"Tristes tempos os nossos! É mais facil desintegrar um átomo que um preconceito". Einsten.
"Para isto eu nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade; todo o que está pela verdade, ouve a minha voz." Jesus Cristo.
É o contraponto da ciência com a espiritualidade, Feliz Páscoa!